Judas 1


JUDAS
O fracasso é uma experiência compartilhada. Não pode haver um sentimento de isolamento. Minha primeira reação ao fracasso de um crente deveria ser a de examinar o meu próprio coração.

JUDAS

Judas nos fala de como serão as condições neste mundo um pouco antes da vinda do Senhor. Trata-se de um aviso para nós para "batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos" - vers. 3 - "uma vez" significa "de uma vez por todas", (algo que não se repetirá). 

Deus deu tudo que era necessário para nos manter nesta vida. Mas somos provados. Aqui Deus aponta para os perigos. Quando uma pessoa escuta a verdade e, sem aceitá-la, afasta-se dela, acaba ficando em uma condição muito séria. Ele ouviu e rejeitou. Isto se chama "apostasia". Hoje estamos vivendo em uma época muito difícil e perigosa. O Cristianismo está desaparecendo rapidamente e isto nos mostra o quão importante é este Livro de Judas para nós hoje.

Jd 1 e 21 "Conservados" e "guardados" são palavras que têm a mesma raiz. A primeira é o que Deus faz, e a segunda, o que devemos fazer. Com frequência oramos para que o Senhor possa nos guardar! O que o versículo 21 está lhe dizendo?

Jd 5 Três exemplos disto (1) Apesar dos Israelitas terem sido todos tirados do Egito por Deus nos dias de Moisés, alguns não creram em Deus e foram destruídos.

Jd 6 (2) Alguns anjos desobedeceram, e hoje estão em cadeias aguardando seu juízo.

Jd 7 (3) Sodoma e Gomorra, grandes cidades, foram ambas destruídas por terem se voltado para a imoralidade.

Jd 8-10 O povo ímpio deste mundo estava se infiltrando entre os crentes. O mal começa de forma muito sutil. Podemos ver hoje toda a sujeira que aparece no noticiário... deixando de lado todo o respeito pelas autoridades e insultando a verdade de Deus.

Jd 11 Aqui estão as três formas como as pessoas se desviam; (1) "o caminho de Caim". Esta é uma figura da velha natureza, a vontade de uma pessoa com ódio tanto de Deus como dos crentes. (2) "O engano do prêmio de Balaão". Esta é uma figura do mal religioso. Ser religioso por causa do ganho. (3) "A contradição de Coré"; uma figura da rebelião contra Deus e Sua Palavra - Veja Números 16.

Jd 12-13 Exatamente como as pessoas em nosso país nos dias de hoje.

Jd 14-15 Versículos marcantes. Enoque viveu cerca de 1.600 anos antes que Moisés escrevesse o Livro de Gênesis (Gênesis 5:21-24), e avisa contra aquelas pessoas ímpias que nos cercam hoje e nos fala de do terrível fim que terão.

Jd 17-23 Vivemos em dias de libertinagem, nós os crentes estamos cercados por "escarnecedores" da verdade. Nos é dito que devemos nos edificar sobre a nossa santíssima fé (Leia estas palavras cuidadosamente) orando, conservando-nos no amor de Deus, esperando na misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. Como precisamos destas admoestações!

Jd 24-25 Que destino doce, tocante e seguro. Ele pode nos guardar (presente) e nos apresentar sem culpa diante de Deus (futuro).

Postagens populares

Loading...