Mateus 12


Deus escuta o coração sem palavras, mas nunca escuta palavras sem coração.

MATEUS 12, Vers. 1-30

Mt 12:1-8 Esta história tem um significado. O Senhor, após ser rejeitado, está dizendo que o teste terminou. Ele havia Se apresentado ao Seu povo de Israel e eles O rejeitaram. Jesus cita passagens do Antigo Testamento onde Davi, rejeitado pelo Rei Saul, come o pão santificado que apenas os sacerdotes deveriam comer. Os dois incidentes ocorrem por rejeição - Davi e o Filho de Davi - Jesus. Todo o sistema Judaico do Antigo Testamento, incluindo o dia de Sábado, estava sendo deixado de lado. Alguém maior que o Sábado havia chegado!... mas eles não O receberiam. Alguém maior que o templo estava ali (vers. 6) mas eles não O reconheceram.

Mt 12:10-13 Outra prova de que o Sábado estava sendo colocado de lado.

Mt 12:14 A primeira vez que Sua destruição é abertamente planejada. Eles eram filhos do homicida (João 8:44).

Mt 12:15 Ele tinha o oposto em Seu coração... Ele curava todos os que iam a Ele.

Mt 12:22-30 Um homem cego e surdo... uma clara figura de Israel diante de Deus. Uma terrível acusação é feita pelos incrédulos contra o Senhor Jesus, provando assim sua verdadeira condição. Jesus prova o quão absurdo era o argumento deles... Satanás não iria destruir seu próprio reino.


Entre os Cristãos, a morte não apenas perdeu seu aguilhão, mas seu nome também. Agora é conhecida como "dormir" (Atos 7:60).

MATEUS 12, Vers. 31-50

Mt 12:31-37 Há pessoas hoje que acreditam que poderiam cometer o "pecado sem perdão". Não há um pecado que alguém possa cometer hoje que não possa ser lavado pelo sangue de Cristo - (1a. Epístola de João 1:7). O Senhor Jesus estava pregando o "evangelho do Reino". A morte, o derramamento de sangue e a ressurreição de Cristo ainda não haviam acontecido, o Espírito Santo ainda não havia vindo para a Terra como uma Pessoa, portanto estas palavras aplicam-se a uma pessoa naquela época, que estava sob a lei. Estas palavras se aplicarão também no futuro, após termos ido para a glória. A obra do Espírito havia sido mostrada nos milagres que Jesus fazia. Aquela exibição da obra do Espírito de Deus deverá voltar a acontecer no milênio (Hb 6:5).

Mt 12:38-45 Eles pedem por um sinal! Eram homens ímpios (vers. 45) e o Senhor aproveita a ocasião para declarar os terríveis juízos que viriam. (A história de Jonas lançado no mar era uma figura da morte e ressurreição de Cristo).

Mt 12:46-50 Mais uma vez, o Senhor está mostrando as mudanças que resultavam de Sua rejeição. Seus relacionamentos com Sua família estavam todos sendo colocados de lado. Com este capítulo termina a apresentação de Jesus a Israel como Messias. Ele é rejeitado.

Postagens populares

Loading...