Mateus 16


A vida humana não pode ser invadida pela Divina sem que isto cause uma diferença.
MATEUS 16, Vers. 1-12

Com este capítulo surge um assunto totalmente novo e completo, que nunca foi mencionado antes... a igreja (assembléia de Cristo), que Jesus iria edificar. Mas vamos rever o que tinha sido dado até aqui, e agora está sendo colocado de lado. (1) O completo fracasso de Israel em seus cerca de 1.500 anos de teste (desde Moisés e a lei terem sido dados). (2) A inutilidade de uma religião de formas e cerimônias. (3) O coração do homem foi exposto perante um Homem Perfeito que andou entre eles. Mostrou-se completamente podre. Mas mesmo assim, Deus não pode ser vencido, ainda que aquela geração de pessoas entre as quais Jesus andou, tivesse visto um Homem Perfeito, isso tudo de nada valeu.

Mt 16:1 Fariseus e Saduceus juntos era algo muito pouco usual, pois eles se odiavam. Mas a oposição a Cristo é algo que sempre une as pessoas. Eles pedem por um milagre! Havia visto milagres antes bem diante de seus olhos, e a cada milagre que Ele fazia, eles não queriam aceitá-Lo mesmo assim. Mas eles irão ver um milagre quando for tarde demais! Veja no capítulo 24:29-30. Deus nunca age sem antes avisar.

Mt 16:2-5 Ele fala claramente sobre a busca deles por um milagre. Quando O recusam, isto faz com que Ele faça o que está na última sentença do versículo 4. Que terrível é quando isto acontece a alguém.

Mt 16:6-12 Até os discípulos são lerdos para crer nEle, e para entender... estas duas coisas sempre andam juntas. A má doutrina é geralmente ilustrada pelo "fermento" nas Escrituras.

Precisamos de disposição divina, que se desenvolve em nossa alma pelo desfrutar dEle.

MATEUS 16, Vers. 13-28

Mt 16:13-20 Aqui chegamos à terceira classe. A primeira era dos arrogantes e incrédulos Fariseus (que rejeitaram o Messias). A segunda, os discípulos. Eles estavam conscientes da autoridade divina que havia em Cristo, mas eram descuidados. A terceira, representada por Pedro, alguém que é inspirado por Deus para fazer uma declaração gloriosa. Ele confessa a Cristo como o Filho do Deus Vivo, e Aquele que está para voltar à glória como o Filho do Homem!

Há muitos que dão ouvidos a má doutrina baseada nestes versículos, e acreditam que Pedro era a rocha sobre a qual a igreja seria edificada. Mas isto é um erro. É a declaração que ele fez, "Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo", que é a rocha sobre a qual a igreja é edificada. Pedro recebeu as chaves do reino dos céus na Terra, não as chaves da igreja (como afirma a igreja de Roma).

Mt 16:21-28 A grande mudança nos ensinamentos do Senhor acontece agora. Esta é a primeira vez que Ele diz o que iria acontecer a Ele. É digno de nota que por quatro vezes isto é falado neste Evangelho; aqui, em 17:22; 20:17; 26:2 e por três vezes é mencionado que Ele iria ressuscitar ao terceiro dia. Todavia, quando ele ressuscitou, seus discípulos não creram! Marcos 16:9-11.

O reino que Ele veio estabelecer agora é adiado. (Será estabelecido no milênio). Ele vai morrer. A salvação através de Sua morte e ressurreição passa a ser o evangelho que seria pregado. (1 Co 15:1-4)

Postagens populares

Loading...