Genesis 30

Tristes acontecimentos. O fato de Jacó ter duas esposas trouxe muita luta para dentro do lar. O atrito e ciúme das esposas passou para os filhos. Veremos isso nos dias que se seguirão, à medida que formos lendo o livro.

Gn 30:25-26 Quando José nasce, Jacó tem o desejo de voltar para o "meu lugar, e à minha terra". É bom ver que ele chama aquela terra de sua. Pois embora Deus a tivesse apenas prometido a ele, ele creu em Deus e já a considerava sua.

Gn 30:27 Seu primo Labão não está feliz com a idéia. Parentes e amigos que não sejam salvos não gostam que nos separemos deles.

Gn 30:28-43 Um estratagema após outro. Podemos não nos surpreender com a malandragem de Labão, pois ele era um idólatra. Mas de Jacó esperávamos coisas melhores que essas. Jacó foi um homem que se encontrou com Deus em Betel, que viu anjos, e que fez um acordo sério com Deus. Mas aqui vemos Jacó de volta aos truques e enganos mundanos. Quando um crente volta às maneiras mundanas, é muito, muito triste. Todavia, quão paciente e longânimo é Deus! Deus espera pacientemente até que seu teimoso "filho" esgote todas suas possibilidades. Deus, em Sua humilde graça, com freqüência chama a Si mesmo de "Deus de Jacó". É este o Deus que precisamos conhecer cada vez mais.

Postagens populares

Loading...