2 REIS 6, Vers. 15-33

Existe um fardo de cuidados quando se adquire riquezas... preocupação em mantê-las... tentação de usá-las... culpa em abusar delas... tristeza em perdê-las.

2 REIS 6, Vers. 15-33

2 Rs 6:15-17 Para o olho natural, a posição de Eliseu era sem esperanças. Mas para a fé existe um lado positivo. (Que o versículo 16 seja nosso pensamento permanente. E será, se vivermos com uma consciência simples para com o Senhor).

2 Rs 6:19 Eliseu era o "homem de Deus" nos versículos 6, 9 e 10, mas repare que isto está faltando aqui.

2 Rs 6:20 Eliseu estava acostumado com o poder de Deus, e não iria ser negligente em mostrar a graça de Deus. (Se estamos conscientes da graça, conheceremos o poder).

2 Rs 6:24-33 Agora chegamos à última grande apresentação de Eliseu. Lembre-se de que foi a própria desobediência de Israel a Deus que trouxe essa fome sobre eles. (Leia os avisos em Levítico 26:21-29 e Deuteronômio 28:49-57).

2 Rs 6:30 Repare que o rei vestia duas coisas. Ele estava tentando ser duas coisas ao mesmo tempo. Se ele vestisse apenas o último item mencionado, não teria havido esta fome. Ele tinha o coração dividido em termos de humilhação. Pano de saco é uma figura de arrependimento e humilhação.

2 Rs 6:25-32 Repare o contraste entre o que todo o povo e o rei estavam fazendo, e o que Eliseu está fazendo - Isaías 26:3

2 REIS 6, Vers. 1-14

Se eu perder o gozo da glória, as dificuldades se tornarão insuperáveis, pois meu coração não sabe contra o que deve lutar. Sl 106:24.

2 REIS 6, Vers. 1-14

Eliseu consegue se relacionar com todos os tipos de pessoas - reis, viúvas, leprosos e agora a estes homens que edificam uma casa. O apóstolo Paulo podia pregar para reis - Atos 26:1-2, e recolher gravetos para uma fogueira - Atos 28:3. Ambos eram como nosso bendito Senhor, que projetou e criou o mundo, e ainda assim podia carregar uma criancinha em seus braços.

2 Rs 6:1-7 Esta história pode ser como a de um crente; ele tem a verdade "emprestada", porém a perde. (Geralmente, começamos a seguir por essa estrada quando paramos de ler as Escrituras todos os dias). Ele precisa voltar ao local exato onde o perdeu.

2 Rs 6:6 O "pau" (madeira) pode ser uma figura da cruz do Senhor Jesus. Precisamos entender que a morte de Cristo pagou por nossos pecados.

2 Rs 6:7 Então esticamos nossa mão e somos restaurados e ficamos agradecidos.

2 Rs 6:8-23 Mais uma vez vemos a graça de Deus operando através de Eliseu. Desta vez para avisar o rei de Israel dos planos secretos do inimigo!

2 Rs 6:11-14 O rei da Síria envia todo um exército para capturar um homem. (O ímpio compreende sua fraqueza contra Deus e contra o povo de Deus). Assim precisamos entender que se Deus está conosco, não importa quão forte o inimigo possa parecer.

Postagens populares

Loading...