Lucas 1

Compaixão é sentir sua dor em meu coração. 

Lucas 1, Vers. 1-38

Começamos hoje a ler um livro doce e terno, escrito por um médico que nos mostras estas qualidades em cada página. Alguns incrédulos dizem que não é preciso estar inspirado para escrever história. Dizem que basta relatar os fatos. Mas o historiador pode não estar correto em alguns detalhes. Porém a Palavra de Deus é inspirada (soprada por Deus) (2 Tm 3:16) e por isso é um registro perfeito dos fatos. 

Este Evangelho apresenta a Cristo como o "Filho do Homem", e por isso veremos referências a todo o mundo sendo abençoado. Não apenas Israel, como vemos com tanta freqüência em Mateus. Por exemplo, apenas Lucas em 2:31 cita Sl 98:2. Do mesmo modo, apenas Lucas (em 3:6) cita Is 40:5. "Toda carne" significa todas as nacionalidades, e somente Lucas, de todos os Evangelhos, traz as palavras "redimido" ou "redenção". E os incrédulos costumam dizer que "foram os homens que escreveram a Bíblia, não Deus". 

Lc 1:1-4 A verdade é sempre absoluta, inflexível. A Bíblia é odiada pelos incrédulos por ser ela tão direta. Leia esta sentença para ver um exemplo disto. Repare nas palavras "narração", "se realizaram", "testemunhas", "desde o princípio", "da palavra", "cuidadosamente", "conheças", "plenamente", "desde o princípio". Que palavras diretas! Elas se mantém e permanecem para sempre. 1 Pedro 1:23. Mas não apenas este Livro de Lucas é inspirado e perfeito, mas leia os versículos abaixo para ver que toda a Bíblia confirma a si própria como sendo inspirada por Deus. 2 Pedro 1:21 refere-se ao Antigo Testamento e o capítulo 3:2 e 16, e Judas 17 ao Novo Testamento. 

Lc 1:5-25 O nascimento de João - o mensageiro que devia preparar o caminho para o Senhor Jesus surgir neste mundo. 

Lc 1:26-38 Quando lemos o Livro de Daniel, aprendemos que este anjo poderoso veio do céu, da parte de Deus, para contar a Daniel os grandes segredos do futuro. (Dn 8:15-19 e 9:21). Mas hoje lemos do mesmo Gabriel, que permanece na presença de Deus, vers. 19 de nosso capítulo, e repentinamente os céus se abrem e Gabriel vem à casa da pobre e desconhecida virgem de Nazaré! Podemos até mesmo escutar o diálogo de Maria com este visitante celestial. Leia as palavras bem devagar. Ela crê em tudo que o anjo Gabriel lhe diz. Ela será a mãe do Filho de Deus. O anjo se vai. 
Alguns Cristãos podem viver sem fazer nada, mas nenhum Cristão vive sem ter nada para fazer. 
Lucas 1, vers. 39-79 

Lc 1:39-45 Maria vai visitar sua prima Isabel que está para dar à luz João Batista. Podemos ler o maravilhoso diálogo entre estas duas mulheres privilegiadas. Mas repare que o assunto é a criança que Maria, e não Isabel, irá dar à luz. Repare neste capítulo a menção a Deus, ao Senhor, ao Espírito Santo, a Jesus, ao Filho do Altíssimo, ao Senhor Deus, ao Filho de Deus e a Deus meu Salvador. Que história! 

Lc 1:46-55 Maria toma um lugar de grande humildade e temor. E seu coração transbordante diz, "Deus é meu Salvador". Ela precisava de um Salvador e cria nEle também! 

Lc 1:68-79 O versículo 67 disse que Zacarias, um sacerdote, marido de Isabel, começou a profetizar, ou dizer coisas profundas pelo poder do Espírito Santo. 

Lc 1:68-75 Maravilhosas palavras que ligam as profecias do Antigo Testamento a seu cumprimento no nascimento do Senhor Jesus. Repare na margem de sua Bíblia (se você usa a versão de João Ferreira de Almeida), as muitas, muitas referências aos versículos do Antigo Testamento que são citados. Se tiver tempo, leia cada um deles. Você verá quão maravilhosamente bem a Bíblia se completa. 

Lc 1:76-79 O pai dirige-se a seu filho João. 

Lc 1:80 João desaparece nos desertos por muitos anos até voltarmos a ler dele em Mateus 3:1. 

Postagens populares

Loading...