Mateus 17


A bondade de Cristo é o mais belo ornamento que um Cristão pode vestir.

MATEUS 17, Vers. 1-13

Há três coisas que substituem a religião Judaica (Judaísmo); (1) o reino do céu na forma como existe hoje. Lemos dele no capítulo 13. Todo aquele que afirma ser Cristão faz parte do reino, mas não é necessariamente salvo. (2) A igreja de Deus. Todos, e somente os verdadeiros crentes, fazem parte dela. (Recebemos apenas um lampejo dela no capítulo 16). (3) O reino em glória. Esta é uma breve visão do futuro, na transfiguração de nosso bendito Senhor (vers. 1-8), quando Ele será glorificado. Todo crente nEle irá vê-Lo desta maneira!

Mt 17:3 Moisés foi sepultado pelo Senhor (Dt 34:5-6). Elias foi arrebatado ao céu pelo Senhor (2 Rs 2:11). Poderíamos dizer também que Moisés representava a lei, e que Elias representava os profetas. Ambos passaram. Os três discípulos não devem colocar Jesus no mesmo nível destes homens, pois Deus Pai fala do céu (vers. 5).

Mt 17:8 Se isto se aplicasse a todos nós, quão diferentes seríamos!

Mt 17:9 O Filho de Deus iria ser glorificado como Filho do Homem. Este último título só é empregado após Ele ter sido rejeitado e humilhado. Tente entende isto. Por estar Ele desejoso de descer tanto, Deus iria dar-Lhe o mais alto lugar, e isto como um Homem.

Mt 17:10-13 Eles estavam confusos acerca de Elias por este ter estado no monte. O Senhor explica que João Batista anunciou a vinda de Jesus (João 1:6-8 e 15) quando Ele veio pela primeira vez... mas João é como Elias será no futuro, quando ele (Elias) voltar e anunciar a vinda do Senhor em Sua glória.

Não há nada que machuque mais o amor do que a indiferença.

MATEUS 17, Vers. 14-27

Mt 17:14-21 Apesar de tão privilegiados quanto estes três foram vendo a glória do Senhor, isto não os ajudou a serem capazes de curar o pobre lunático (que significa influenciado pela lua). A oração e a sinceridade nos conecta a Deus como nada mais pode fazê-lo.

Mt 17:22-23 A segunda vez Ele explica cuidadosamente o que seria feito a Ele. Ainda iremos ouvir isto mais duas vezes. Portanto, por quatro vezes ele diz isto, e eles nem podiam compreender, quanto mais crer nisto (veja Lucas 18:34).

Mt 17:24-27 Os Judeus chegam para receber um imposto para o templo. Eles tentam pegá-Lo com palavras. Cristo era o Filho do Deus do templo, e inclui Pedro consigo naquele lugar de privilégio. Portanto eles não precisariam pagar o imposto. Mas Ele coloca-Se no lugar de um estrangeiro e paga! Ele demonstra Quem realmente era ao fazer este milagre.

Postagens populares

Loading...