2 Cronicas 4

Teremos toda a eternidade para celebrar as vitórias, mas temos apenas algumas horas antes do pôr do sol para conquistá-las.

2 Cronicas 3

A associação do crente com o mundo pode resultar em prosperidade material, mas jamais poderá compensar a perda de comunhão com o Senhor.

2 Cronicas 2

Não há nada que mostre com tanta clareza o verdadeiro material de que somos feitos, do que a prosperidade.

1 Cronicas 29

A presença de Deus nunca nos torna orgulhosos. Ele é grande demais para nós sermos alguma coisa diante dEle. Não foi quando Paulo estava no terceiro céu que correu o risco de exaltar-se acima de medida, mas quando ele voltou à Terra (2 Coríntios 12).

1 CRÔNICAS 29

Primeiro, iremos ver a história do capítulo. Depois iremos ver que figura ele representa. Por muitos anos Davi foi juntando todos os materiais com os quais o glorioso Templo de Deus seria construído por seu filho Salomão. Trata-se de um resumo da parte que Davi teve nesse grande empreendimento.
Agora vamos à figura. O Rei Davi é uma figura do Senhor Jesus, Aquele que, quando esteve aqui, fez a grande obra da redenção. Ele destruiu o poder que Satanás tinha sobre a morte por meio de Sua morte na cruz. Aquela obra está agora completa. Salomão é uma figura da época em que Cristo irá voltar, trazendo-nos junto com Ele, para reinar sobre este mundo. Salomão teve um reino de paz. Cristo irá reinar na Terra por 1.000 anos.

1 Cronicas 28

Cristãos legalistas não são Cristãos generosos. É a graça, não a lei, que torna um homem generoso. Um Cristão legalista pode sempre encontrar alguma boa razão para não ajudar seu irmão.

1 Cronicas 27

O seu melhor desempenho no passado não é nada se estiver diminuindo sua corrida agora.

1 Cronicas 26

Que frase do Novo Testamento poderia ser mais simples e mais sublime do que esta, "Seremos semelhantes a Ele"? (1 João 3:2)

1 cronicas 25

A mesma medida em que eu conheço meu Senhor é aquela em que estou preparado para servi-Lo.

1 Cronicas 24

A doutrina dos apóstolos cria a comunhão; a oração mantém a comunhão; e o partir do pão expressa a comunhão.
1 CRÔNICAS 24

Toda ordem vinha do Rei Davi. E Davi estava recebendo suas instruções do Senhor. Nunca havia dois caminhos a seguir, nunca havia uma alternativa. E assim é com os crentes hoje. Deus nunca nos dá uma escolha de algo em nossa vida. Ele dá um caminho - ou nós obedecemos, ou desobedecemos. Se obedecemos, somos felizes - João 15:8-11 e aprendemos mais.

Vamos listar dez passagens que mostram que é esta a vontade de Deus. João 7:17, Lucas 8:18, 1 Coríntios 1:10, Filipenses 2:2, Atos 20:29-32, Gálatas 3:28, 2 Coríntios 3:5, 2 Coríntios 10:5, Provérbios 28:5.

Vamos relacionar tudo isso ao nosso capítulo. Davi, evidentemente, é uma figura de Cristo. De Cristo está escrito em Hebreus 5:8, "Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu."

A vida de guerra de Davi é uma figura de como Cristo irá agir quando voltar em poder para reinar sobre a Terra. Davi era o legislador supremo - Cristo o será também. Davi recebeu esse direito. O mesmo com Cristo. Davi faz várias mudanças daquilo que havia sido dado por Moisés (23:24). Ele alterou a idade pára o serviço dos sacerdotes, passando de 20 para 30 anos. Introduziu o louvor ao Senhor (23:30).

1 Cr 24:7-18 Vinte e quatro grupos (ou turnos) trabalhavam em turnos nesta nova ocupação. Lembre-se de que tudo isso é uma figura do reino vindouro de Cristo.

1 Cronicas 23

Graça é uma expressão de amor - não o que merecemos.

1 CRÔNICAS 23

As instruções aos sacerdotes e Levitas. "Levita" vem de "Levi", um dos doze filhos de Jacó. Levi tinha três filhos, Gérson, Coate e Merari. Os sacerdotes vinham da família de Coate, mas as três famílias eram conhecidas como Levitas. Enquanto os filhos de Israel andavam pelo deserto por quarenta anos, os Levitas eram aqueles que carregavam o tabernáculo e sua mobília (Números 4).

Mas agora todos eles chegaram à terra prometida - e os Levitas não tem mais trabalho para executar, portanto Davi os escolhe para trabalharem em conexão com o templo. Outra evidência da mudança que ocorre sob o Rei Davi.

Lembre-se de que estes dois edifícios, o tabernáculo e o templo, são figuras para nós de nossa jornada no deserto através deste mundo (tabernáculo), e do Senhor reinando como Rei sobre o mundo durante os 1000 anos do milênio (templo). O tabernáculo era temporário e carregado de um lugar a outro, o templo era permanente. O tabernáculo estava no deserto, o templo estava na terra de Canaã (Palestina, Israel), a "terra prometida".

1 Cronicas 22

Adoração é a resposta de nossos corações à revelação que Deus deu de Si mesmo, de Seus conselhos e intenções. Deus está buscando por esse tipo de resposta.
1 CRÔNICAS 22

O tabernáculo havia perdido seu lugar e poder. Toda uma nova idéia estava agora sendo estabelecida... o templo, e a graça ficando evidente. Este é o primeiro de cinco capítulos que nos falam da preparação para a construção desse templo glorioso. A Davi não foi permitido construir pois ele havia sido um homem de guerra. O filho de Davi, Salomão, um homem de paz - vers. 9 - iria construí-lo.

Deus tinha Cristo em mente quando escreveu este livro. O templo é uma outra imagem de Cristo, em toda a Sua formosura, magnificência, solidez, indestrutibilidade e poder. Cristo, no futuro - isto é, durante o milênio. Mas Davi prepara todo o material. Assim foi com Cristo, tudo já está pronto para o dia de Sua glória na Terra no milênio.

1 Cr 22:1 Com os olhos da imaginação ele podia ver a casa!

1 Cr 22:2-5 A amplitude dos detalhes dos grandes preparativos para esse magnífico edifício.

1 Cr 22:6-16 Um doce diálogo entre pai e filho. Davi diz a Salomão que o auxílio do Senhor vinha em primeira lugar.

1 Cr 22:17-19 Davi também dá ordens aos príncipes. Mais uma vez aqui, ele coloca o Senhor com proeminência diante deles.

1 Cronicas 21

Não gastamos nossa vida na busca da felicidade, mas na busca de significado, que só é encontrado na vontade de Deus.
1 CRÔNICAS 21

1 Cr 21:1-8 Mas Davi é exposto às tentações de Satanás através de sua prosperidade. Ele quer saber o quão poderoso é, por isso ordena que todo o povo seja contado. Mas ao fazer isso, se esquece do poder de Deus. Precisamos reconhecer nossa fraqueza e nos apoiarmos somente na Sua força - 2 Coríntios 12:9-10.

1 Cr 21:9-17 O Senhor ama Davi demais para deixar de reparar nisso. Mas, como sempre, do castigo vem a bênção. Para nós, o mesmo sempre acontece. Davi realmente conhecia o Senhor muito bem, apesar de por um momento haver se esquecido disso. Mas quando ele cai em si, prefere cair nas mãos do Senhor, do que esperar por qualquer misericórdia de seus inimigos (vers. 13). Uma grande lição para nós aprendermos também.

1 Cr 21:18-30 Deus dirige nosso coração para as coisas mais brilhantes. Deus usa Davi para ser aquele que deve escolher o local do altar. Este deverá ser o lugar do glorioso templo de Salomão! 2 Crônicas 3:1. Isto iniciaria uma nova era para Israel em seu relacionamento com Deus. Mas repare que o fundamento de tudo isso era a oferta de sacrifícios (vers. 26).

1 Cr 21:27 A praga parou imediatamente. (É óbvio que você irá entender que isto está apontando para Cristo. O juízo por nossos pecados caiu sobre Cristo. Mas imediatamente a obra estava feita, ficamos livres do castigo - Hb 10:14).

1 Cronicas 20

Orar sobre algo e não ficarmos à disposição de Deus é hipocrisia.

1 CRÔNICAS 20

O Senhor está aqui contando a história, como uma ilustração do tempo em que Cristo virá como o Rei Perfeito. Ele vem em glória e poder - veja Apocalipse 19:11-16. Ele irá destruir completamente Seus inimigos (como Davi faz neste capítulo).

1 Cr 20:2 Repare a coroa de Davi. Leia Apocalipse 19:12.

1 Cr 20:3 Pode ser uma figura do mais severo juízo que cairá sobre o mundo Gentio quando o Senhor Jesus voltar para ser Rei (Leia aqueles versículos em Apocalipse 19:11-16).

1 Cronicas 19

1 CRÔNICAS 19

1 Cr 19:1-5 Lemos de como o poder de Davi se espalhou por todos os lugares. Estamos lendo de alguns que suspeitavam das intenções de Davi, e de quão vergonhosamente trataram seus mensageiros. Esta história está em total contraste com o pobre aleijado Mefibosete - 2 Samuel 9.

1 Cr 19:6-19 Este tratamento levou aquelas pessoas à derrota. Ajuda-nos a entender melhor quando nos lembramos de que tudo isso é uma sombra do tempo em que o Senhor Jesus voltará em poder e grande glória no final da tribulação. Quando as nações se manifestarão de diferentes formas em relação a Ele. Ele as destruirá uma a uma. No Salmo 18:36-45 são apresentados os mesmos fatos.

1 Cronicas 18

Hipocrisia é falsa santidade.

1 CRÔNICAS 18

1 Cr 18:1 "E depois disto..." Depois do que? Depois de ele ter orado ao Senhor! Repare no primeiro inimigo que é mencionado... aquele que havia matado Saul.

1 Cr 18:2 E outro inimigo.

1 Cr 18:3 Repare que "Davi derrotou... quando ele ia estabelecer..."

1 Cr 18:4 "Davi lhe tomou..." Davi jarretou (aleijou) os cavalos dos inimigos.

1 Cr 18:5 Davi destruiu outro inimigo - os Sírios.

1 Cr 18:6 Davi levanta defesas. Repare nas últimas palavras!

1 Cr 18:7-8 Davi traz uma porção de coisas valiosas de outros inimigos.

1 Cr 18:9-10 Outros trazem toda sorte de riquezas a Davi.

1 Cr 18:11 A Quem Davi entrega todo o despojo?

1 Cr 18:13 Quem guardava Davi? Quem guarda você?

1 Cr 18:14 A quantos de seu povo Davi fez justiça?

1 Cr 18:15 Será que Davi se esqueceu dos sacerdotes?

1 Cr 18:17 Será que os filhos de Davi o seguiram?

1 Crônicas 16

A santidade deve sempre ser a prioridade número um.

1 CRÔNICAS 16

1 Cr 16:1-6 Davi continua a escolher homens para servirem ao Senhor. Cada um tinha um lugar particular para preencher. O mesmo acontece com eu e você (veja Marcos 13:34).

1 Cr 16:7-36 Estas palavras também são encontradas em vários Salmos diferentes. Mas Deus tem um propósito ao colocá-las aqui e nesta ordem. Trata-se de um cântico de regozijo. Tudo aponta para o Senhor reinando como Rei (vers. 31). Davi foi estabelecido como rei. As promessas feitas a Abraão muito tempo antes, serão todas cumpridas quando Cristo reinar como Rei. Não se trata aqui tanto de sua posição de Sacerdote, mas de Rei. Reparamos nos capítulos que lemos, que o rei faz todas as escolhas. O rei é a pessoa em proeminência. Assim deverá ser no milênio. Cristo, o Rei, irá dirigir todo o louvor a Deus.

1 Cr 16:37-43 A arca está em Jerusalém, mas o altar e os sacerdotes continuam em Gibeom.

1 Cr 16:39-40 Deus estava deixando de lado aquele lugar porque os sacerdotes haviam falhado.

1 Crônicas 15

Se o Espírito estiver entristecido, não devemos nos surpreender se Ele não puder mostrar-Se forte a nosso favor.

1 Crônicas 14

Não posso esperar guiar meus filhos a um padrão mais elevado do que aquele que eu atingir.

1 Crônicas 13

Sempre que o homem manipula a Palavra de Deus e tenta adaptá-la ao seu gosto, algo é perdido.
1 CRÔNICAS 13

1 Cr 13:1-8 Davi pensa imediatamente em trazer a arca (a mais elevada figura da presença do Senhor que temos no Antigo Testamento) a Jerusalém. Ele consulta os capitães e líderes. Mas não fala nada de ter consultado o Senhor. Ele estava cheio de entusiasmo natural, mas era preciso mais do que isto... obediência à Palavra de DEUS. (Às vezes os crentes ficam muito ansiosos de estarem ativos para o Senhor. Mas a menos que estejamos agindo em conformidade com a Palavra de Deus, iremos cometer erros).

1 Cr 13:9-14 É provável que ele tenha se lembrado do que os Filisteus haviam feito quando levaram a arca. Para eles não havia problema em colocar a arca numa carroça. Para eles fazer aquilo era fé. Mas era algo totalmente errado para Davi fazer o mesmo. (Às vezes imitamos os incrédulos, e achamos que está perfeitamente correto para nós. Mas será que está de acordo com a Palavra de Deus?)

1 Cr 13:14 Mas um lar foi abençoado por Deus.

1 Crônicas 12

O Senhor não veio para tornar este mundo um lugar melhor para se viver; Ele veio para salvar pecadores e tirá-los dele.
1 CRÔNICAS 12

1 Cr 12:1-7 Um capítulo muito interessante e instrutivo. Muitos dos homens que eram fiéis a Davi tinham sido homens do rei Saul, que tivera tanto ciúme de Davi. (Você e eu antes seguíamos a Satanás, o inimigo de nosso Senhor. Agora nossos corações foram ganhos pelo amor de Cristo, e seguimos a Ele.)

1 Cr 12:2 O arco e a flecha eram as mesmas coisas que haviam matado o rei Saul - 1 Samuel 31:3. Agora estes homens são fortes nestas mesmas coisas, pois estão com Davi - vers. 18.

1 Cr 12:8-15 Os filhos de Gade eram famosos no uso de diferentes armas, escudo e broquel. Um belíssimo versículo nos fala que o Senhor é nosso escudo e broquel - Salmo 91:4. O escudo era defensivo, o broquel era um escudo redondo, mas tinha seu centro em forma de ponta. Era para o ataque. Armas para defesa e para ataque. (Os crentes estão armados de uma maneira diferente. Ef 6:11-17).

1 Cr 12:19-22 Mais pessoas juntam-se a Davi.

1 Cr 12:23-40 Um resumo dos homens fiéis a Davi. Leia estes versículos cuidadosamente. Há muito para se aprender neles.

1 Cr 12:38 Repare no que estes homens eram capazes de fazer. (É bom quando os crentes se colocam em formação). Eles tinham UM SÓ coração.

1 Cr 12:40 O resultado foi "gozo em Israel". (Quando há fidelidade a Cristo entre os crentes, passamos a andar em formação (andar em harmonia) e certamente haverá gozo nEle).

1 Crônicas 11

Não fomos deixados aqui; fomos enviados para cá. João 17:18
1 CRÔNICAS 11

A história do rei dado por Deus... Davi. Recordamos os muitos capítulos que lemos em 1 Samuel acerca de todas as dificuldades de Davi antes de ser feito rei. Aqui não há uma só palavra a respeito disso.

1 Cr 11:1-3 Durante sete anos Davi foi rei apenas na cidade de Hebrom e apenas sobre Judá.

1 Cr 11:4-9 Então ele foi feito rei sobre todo o Israel em Jerusalém.

1 Cr 11:10-47 Os homens poderosos e fiéis que cercavam Davi. Muitas das faltas e fracassos de Davi não são mencionados. A graça cobre nossos pecados - Salmo 32:1-2. (Depois daqueles dias, o Senhor Jesus veio ao mundo, tornando-Se Aquele que levou nossos pecados. Agora Deus não vê um pecado sequer do crente! Pois eles foram apagados pelo sangue do Senhor Jesus - Hb 10:14 e 17, também 1 João 1:7).

1 Cr 11:17-19 Repare que apesar de existirem homens poderosos, os "três mais poderosos" estavam fazendo a vontade de Davi. Todos aqueles homens foram recompensados conforme sua fidelidade a Davi. É bom lembrar que Davi é uma sombra de Cristo em um dia vindouro. O Senhor Jesus irá voltar em poder e vitória para estabelecer o Seu reino. Ao Seu redor estarão aqueles que foram fiéis a Ele durante o tempo da tribulação.

1 Crônicas 10

O orgulho em alguém que já é salvo é tão ruim - talvez pior - quanto o orgulho em alguém que não esteja salvo.
1 CRÔNICAS 10

Os primeiros 9 capítulos são em sua maior parte uma lista das famílias de algumas das tribos de Israel, mas a tribo mais importante foi Judá. O grande rei era Davi e aprendemos que ele foi o primeiro rei da escolha de Deus para o Seu povo Israel. Portanto, sugiro que comecemos lendo hoje o décimo capítulo.

Em Crônicas veremos que a bênção segue a obediência. Cada um de nós precisa aprender e lembrar isto; e provar isto em nossa vida. Hoje vemos o oposto - o resultado da desobediência à Palavra de Deus.

1 Cr 10:1-6 O Senhor permitiu que os Filisteus (o mais poderoso dos inimigos de Israel) vencesse Saul e seu exército. Aqui lemos do resultado daquilo que foi dito pelo Senhor sobre Saul antes disso. (Leia 1 Samuel 15:10-11). Os Filisteus podem ser uma lição importante para nós aprendermos. Pense neles como o poder de Satanás contra o crente em Cristo hoje. Os Filisteus eram mais fortes que Israel, assim como Satanás é mais forte que nós como indivíduos. Mas sempre que o Senhor via que Israel era obediente, os Filisteus eram imediatamente derrotados quando atacavam Israel. Assim acontece conosco. "Obedecer é melhor do que sacrificar..." 1 Samuel 15:22.

1 Cr 10:8-10 Os Filisteus faziam um grande alarde de sua vitória contra Saul.

1 Cr 10:11-12 Homens valentes recuperaram os corpos de Saul e de seus filhos. Repare particularmente no que eles fizeram durante 7 dias. Deus viu isso, pois nos fala a respeito.

1 Cr 10:13-14 Veja por que Saul morreu! Veja contra Quem ele transgrediu! Veja contra o que! Veja o que ele não guardou! Veja a que ele pediu ajuda! Veja a Quem ele não pediu! Veja a quem o reino foi entregue!

Cantares de Salomão 8

A verdade de Deus dirige-se ao coração e à consciência; o inimigo dirige os seus esforços ao intelecto.

CANTARES DE SALOMÃO 8

Uma revisão de todo o livro.

Ct 8:1-5 A noiva deseja ardentemente pelo noivo. Ela almeja entregar a ele uma taça de doces alegrias! Assim ela lhe diz o quanto apreciou tudo o que ele fez por ela.

Ct 8:5 Ele recorda a ela que foi ele quem a levantou.

Ct 8:6-7 O que pode ser comparado ao amor! O que é mais forte!

Ct 8:8-9 Para entender isto, você precisa se lembrar do que aconteceu há muito tempo atrás na história de Israel. O reino foi dividido em dois reinos - Judá e Benjamim, chamados o reino de Judá, e as outras dez tribos, conhecidas como reino de Israel. Este último foi levado para o cativeiro. Estão hoje espalhados por algum lugar do mundo. O Senhor Jesus nasceu na tribo de Judá. Mas quando o Senhor Jesus retornar em glória, irá reunir as dez tribos perdidas, trazendo-as de todo o mundo. Essas tribos formam a "irmã pequena". Não tiveram parte na rejeição do Salvador, mas foram adoradores de ídolos. Todavia, entrarão na bênção também, no final, mas não em uma bênção tão grande quanto Judá.

Ct 8:11-14 Refere-se a toda a Terra no milênio. A Terra estará então unificada; cada coração estará cheio de gozo pois o Senhor Jesus é sua fonte. Você já percebeu o progresso nos três versículos mencionados quando estávamos lendo 2:16? Com frequência colocamos a nós mesmos em primeiro lugar como acontece naquele versículo. O segundo fala de algum progresso, mas ela ainda continua pensando um pouco no amor que tem por ele. Mas o terceiro versículo nos diz que o amor de Cristo por nós é o amor supremo. Está compreendendo?

Postagens populares

Loading...