Marcos 10

Posso suportar tanto o amargo quanto o doce, sabendo que o cálice é preparado por Aquele que me ama demais para colocar qualquer ingrediente que não seja necessário.

Marcos 10, Vers. 1-27

Mc 10:2-12 Deus criou o homem em inocência. Mas com a entrada do pecado por intermédio do homem, as relações desta vida foram arruinadas. Os Fariseus fazem uma pergunta sobre a condição do casado. Deus nos leva para aquilo que Ele havia instituído no princípio. Foi por fazermos nossa vontade que houve dissolução no casamento.

Mc 10:13-16 Crianças (nas Escrituras) são uma figura do que os crentes deveriam ser... dependentes e confiantes.

Mc 10:17-27 Deus criou a bela natureza ao nosso redor, apesar de espinhos e cardos serem encontrados nela. Descobrimos que aquilo que às vezes é belo no caráter de uma pessoa, pode ser encontrado até em um animal. Mas será que no homem, como tal, pode existir alguma coisa de boa? Paulo responde em Romanos 7:18. Isto é visto claramente na rejeição de Cristo. O jovem possui muitas boas qualidades em seu caráter. O Senhor diz que não existe nada de bom em uma pessoa (Romanos 3:10). O homem estava olhando para o Senhor como um Mestre. O Senhor é Deus, embora Ele escondesse Sua divindade na forma humana. O homem não sabia Quem o Senhor era. Ele, como o mundo de hoje, estava procurando por seus próprios interesses e prazeres; e na verdade não tinha, de maneira nenhuma, um coração para Deus.

Mc 10:21 O Senhor expõe o coração humano, a verdadeira condição do jovem. O amor pelas riquezas era o que governava o seu coração. Ele se vê na presença dAquele que sonda o coração! Acaso suas riquezas o tinham guardado da tristeza? Não, elas nunca podem satisfazer; só Cristo pode.

O lugar onde Ele colocar você como obreiro em Sua seara é uma decisão que cabe a Ele, mas se você vai ser Seu discípulo é uma decisão sua.

MARCOS 10, Vers. 28-52

Mc 10:28-31 Os discípulos estavam surpresos com o que havia sido dito ao jovem. Se um homem rico, com uma vida confortável, que havia guardado a lei, estava longe do reino de Deus, quem poderia ser salvo? No Antigo Testamento Deus havia abençoado o homem fiel. Mas com a vinda do Senhor Jesus, a verdadeira condição perdida do homem foi exposta. Todos nós precisamos compreender nossa posição de perdidos, e que precisamos ser salvos.

Mc 10:32-34 Mais uma vez Ele fala da cruz. O entendimento disto só veio mais tarde.

Mc 10:35-45 O quão pouco eles estavam aprendendo daquilo que o Senhor lhes estava ensinando, pode ser visto nesta parte. Tiago e João tinham fé de que Ele iria reinar, mas a velha natureza neles se expressa. O Senhor deixa ao Pai o direito de escolha: Sua porção é a cruz!

Mc 10:46-52 Este pobre mendigo não tem ilusões quanto à dignidade de sua condição, e recebe uma bênção. No versículo 47 temos o chamado do pecador: no versículo 49, o chamado do Salvador e o chamado do servo. O homem se levantou, veio e seguiu!

Postagens populares

Loading...